No passado fim-de-semana (27 e 28 de Outubro de 2018), estive no Organii Eco Market, em Lisboa. O Organii Eco Market é um evento de promoção de um estilo de vida sustentável. Constitui o maior mercado de produtos biológicos e ecológicos em Portugal!
O evento contou com expositores de diversas marcas portuguesas biológicas e/ou ecológicas, palestras, showcooking, workshops, talks e área de refeições saudáveis.
Adoro participar neste tipo de eventos, para conhecer diferentes produtos, marcas e iniciativas saudáveis & sustentáveis. Faço sempre questão de passar várias vezes pelos expositores e provar tuuudo! Assim também conheço novos sabores e fico inspirada para criar receitas diferentes!
Para além disso, o contacto com as pessoas neste tipo de eventos não tem preço… Desde os seguidores aqui do Dicas da Oksi, até aos responsáveis pelas marcas e outras pessoas que conheço das redes sociais, foram muitos os sorrisos e abraços trocados.
Adoro trabalhar com o digital, no entanto, gosto ainda mais de conhecer pessoalmente aqueles com quem troco mensagens, comentários e emails no meu dia-a-dia.
O que fui fazer então ao Organii Eco Market? Dar um showcooking, claro! Quando falamos de sustentabilidade, é imprescindível ter em conta a alimentação. Todos os formadores dos showcookings do evento apresentaram receitas vegetarianas, o que faz todo o sentido pois os alimentos de origem vegetal gastam muito menos recursos para serem produtos, do que os alimentos de origem animal.
É claro que, independente do evento, as minhas receitas são sempre 100% vegetais 🙂 Neste caso, o tema do showcooking foi “Pequenos-almoços e snacks vegan para nutrir” e contou com a parceria da marca portuguesa Iswari.
A Iswari foi a primeira marca com quem estabeleci uma parceria com o blog Dicas da Oksi, já há alguns anos. E não podia estar mais feliz, pois identifico-me com os valores defendidos pela marca e adoro os seus produtos. Para quem não conhece, a Iswari especializa-se em superalimentos e pequenos-almoços, sendo que todos os seus produtos são 100% vegetais, biológicos e sem glúten.
De seguida, partilho com vocês as receitas que realizei no showcooking! Como seria de esperar, usei diversos produtos da iswari nas receitas, sendo identifiquei devidamente os mesmos. Ao clicarem nos ingredientes, serão remetidos para a loja online, na qual podem usar o código de desconto OKSI para 10% de desconto em todos os produtos.
- 6 colheres de sopa de iogurte vegetal
- 3 colheres de sopa de Despertar de buda framboesa
- Mix d’amor q.b.
- Morangos q.b.
- Misturar o iogurte com o despertar de Buda numa taça.
- Adicionar como topping o mix d’amor (composto por amêndoas, bagas goji e amoras brancas) e morangos, ou outra fruta à gosto.
Matcha Latte – receita neste artigo
- 2 bananas
- ½ beterraba crua
- Mão cheia de morangos
- ½ colher de sopa deAçaí em pó
- ½ colher de sopa deMaca em pó
- 500ml de água
- Toppings: Sementes de sabedoria a gosto e Amoras brancas a gosto
- Colocar todos os ingredientes num processador juntamente com a água. Processar até obter uma consistência homogênea e consumir imediatamente.
- NOTA: podem descascar e cortar todos os ingredientes de véspera, e guardar com a água num frasco fechado no frigorífico, processando na altura.

- 400 gr de pasta de tâmaras/tâmaras sem caroço
- 100 gr de caju cru
- 50 gr de sementes de cânhamo, sem casca
- 3 colheres de sopa de cacau puro em pó
- 3 colheres de sopa de óleo de coco
- Pepitas de cacau cru a gosto
- Colocar num processador os cajus e processar até obter pedaços pequenos.
- Adicionar a pasta de tâmaras, as sementes de cânhamo, o cacau e o óleo de coco e voltar a processar até obter uma consistência de moldar.
- Transferir para uma travessa ou recipiente forrado com papel vegetal, compactando a mistura. Finalizar com as pepitas de cacau cru, empurrando as mesmas para baixo.
- Colocar no frigorífico durante 1-2h e cortar quadrados.
- Ir retirando do frigorífico à medida que se vão consumindo.