Última receita aqui no site foi o hummus de pimento assado, e devo dizer que este pão chapati é o complemento perfeito para este hummus e muitos outros petiscos. Já faço este tipo de pão há alguns anos e adoro, tanto pela sua simplicidade, como pela versatilidade.
Em que consiste o pão chapati, ao certo? Tal como o nome indica, é um pão achatado, fazendo lembrar uma espécie de crepe.
As vantagens do pão chapati:
- Fica pronto em poucos minutos
- Não necessita de levedar
- Não necessita de forno
- Pode ser feito com diferentes tipos de farinhas e especiarias
- É versátil e combina com diferentes tipos de pratos
Já estão rendidos? Penso que sim! Esta é uma receita-base deste pão, com apenas três ingredientes: a farinha, a água e o sal. Podem fazer então diferentes variações, adicionando à receita diferentes aromáticas e especiarias.
Ingredientes que podem ser adicionados à esta receita:
- Salsa picada
- Especiarias (pimentão, curcuma…)
- Alho picado ou ralado
- Todo o outro tipo de aromáticas!
Gosto de fazer esta receita com a farinha de centeio integral. Apesar de ter glúten, é bem mais interessante do que o trigo. Para além disso, tem um sabor mais intenso, com um travo mais salgado e azedo. Quem mais adora centeio? Para versão sem glúten, teriam de ser feitas combinações com diferentes farinhas, em diferentes proporções. As substituições de receitas com glúten para receitas sem glúten nunca são de 1 para 1, infelizmente. Nunca fiz versão sem glúten, no entanto, podem tentar fazer com farinha de grão e farinha de arroz!
- 150gr de farinha de centeio integral (ou trigo/espelta)
- 70ml de água
- ½ colher de chá de sal grosso
- Numa tigela, colocar a farinha e o sal e ir adicionando aos poucos a água, até obter uma massa moldável (não deve colar às mãos).
- Formar uma bola de massa e dividir e 4 partes iguais. Com a ajuda de um rolo de massa, esticar cada pedaço até obter um pão chapati com 2-4mm de espessura.
- Aquecer uma frigideira ou wok (sem gordura) e colocar nela um pão de cada vez. Deixar cozinhar em lume médio, durante 3-4 minutos de cada lado (o pão vai formar bolhas por dentro, o que é bom sinal). Uma vez prontos os pães, deixá-los arrefecer numa tábua.
- Servir com hummus de pimento assado.
Dá para fazer com uma farinha sem glúten?
Olá Sara! Teria de ser uma mistura de farinhas sem glúten na proporção certa (feita em casa ou comprada). Com uma só farinha sem glúten não resulta…
Gosto muito de pão chapati.Algum tempo k não faço, agora deu me vontade.Obrigada pelas receitas maravilhosas.
Fico feliz por gostar Linda!
Olá Oski, tudo bem?
Fiz o pão chapati e meu marido e eu gostamos muito do sabor!
Porém, olhando as imagens, vi que o pão que fiz ficou diferente do seu.
Durante o preparo não formou as bolhas por dentro, então o resultado foi um pão mais massudo.
Você sabe o que pode ter acontecido? É necessário tampar a panela durante o preparo?
Agradeço a atenção e também por todas as receitas que você compartilha aqui no site.
Gratidão! ????
Olá Marília! Tudo bem? Não, não coloco a tampa. O importante é deixar a massa bem fina, para ela conseguir “levantar” ao cozinhar. Também é crucial que a frigideira esteja bem quente e cozinhar ao lume bastante alto. Espero que, para a próxima, fique ainda melhor! (:
Oi, Oksi!
Segui as suas orientações e o pão chapati ficou mesmo ainda melhor!
Muito grata pelo seu retorno!
Um abraço.
Maravilhosa receita, já fiz e repeti e fica sempre perfeita. Tenho usado farinha de espelta integral. Muito obrigada!❤️